Implantes Dentarios
Implantes Dentários na Odontologia.
Uma breve história sobre os implantes e seus benefícios
Implantes dentários
Os implantes dentários são usados com bastante segurança e eficácia há algumas décadas, hoje em dia são entendidos como procedimentos corriqueiros na pratica clínica odontológica.
Cada caso necessita de planejamento e responsabilidade para maximizar as qualidades do implante dentário. A primeira característica e mais importante é com relação a função mastigatória, o implante dentário tem a capacidade de fazer com que o paciente volte a ter dente em uma posição onde havia um espaço decorrente da uma perda ou agenesia (não formação)do dente natural.
Quando inventado, o implante dentário tinha como sua principal e quase única função recompor uma ou mais perdas dentárias para que o paciente tivesse sua função mastigatória reestabelecida. Em alguns casos, principalmente de dentes anteriores o implante dentário tinha alguma função estética de cobrir a falha na região anterior.
Com o passar do tempo e desenvolvimento dos materiais, técnicas cirúrgicas e técnicas protéticas, espera-se muito mais de um implante dentário do que só o reestabelecimento da função mastigatória. As características secundárias que o implante dentário proporcionava como estética e ajuda na fonação tornaram-se a principal causa para os pacientes procurarem este tipo de tratamento atualmente.
Estética
Hoje em dia não basta apenas reestabelecermos a função mastigatória é necessário que o implante dentário não seja visível e que esteja em completa harmonia com o sorriso do paciente. Este tipo de cobrança estética tem dificultado bastante os casos de reabilitação de um dente apenas. Obviamente a comparação entre os dentes naturais e protéticos sobre o implante é inevitável, para dificultar um pouco mais, existe a questão do tecido mole ou gengiva que está ao redor do implante. Graças aos avanços tecnológicos alcançados, conseguimos de forma segura, mas não menos trabalhosa, deixar próteses sobre implante extremamente parecidas com os dentes naturais.
Fonação
A questão da fonação também está em alta no momento, muitos pacientes procuram a clínica para trocar as próteses móveis (dentadura e prótese removível com grampo) por implantes dentários, temos uma gama gigantesca de possibilidades para estes casos, tanto a colocação dos implantes dente a dente quanto uma prótese fixa sobre implantes, quando por exemplo o paciente perde três dentes e conseguimos fazer dois implantes dentários para sustentar os 3 dentes que foram perdidos.
A substituição das próteses totais também pode ser feita com extrema tranquilidade através de cirurgias que chamamos de protocolo sobre implantes. Neste caso das próteses protocolo os pacientes têm um ganho mastigatório enorme, além de melhorar a fala e garantir mais segurança ao paciente com relação a prótese não se soltar.
Conclusão
Os implantes dentários são amplamente utilizados e extremamente seguros, desde que o cirurgião dentista seja capacitado para executar o procedimento, sempre procure para fazer os implantes um especialista na área, um implantodontista, por que este profissional estará capacitado para entregar o melhor resultado possível e também poderá tomar as medidas cabíveis para um eventual problema que possa acontecer.
Lembre-se de que apesar de um procedimento simples, a colocação dos implantes dentários é um ato cirúrgico, pesquise bastante o profissional e suas referências antes de iniciar o tratamento.
Aqui na Omne temos implantodontista especialistas para te atender e promover a melhor experiência possível durante o seu tratamento.