Quais são os tipos de Prótese?
Próteses unitárias são realizadas em um único dente quando já houve grande perda de estrutura dental, seja por cárie ou por fratura, normalmente são cimentadas sobre o remanescente dentário ou parafusadas sobre implantes.
Onlay: é um fragmento de porcelana ou resina laboratorial. É indicado quando já houve perda de estruturas do dente, porém sem comprometer mais de 50% da coroa dentária.
Coroa: a coroa é feita em porcelana e recobre todo o dente. Indicada em casos de perdas de estruturas dentais extensas, normalmente quando o dente tem canal tratado.
Próteses removíveis: são dispositivos feitos para serem removidos da boca para a higienização e repõe os dentes que estão ausentes. É uma opção de tratamento quando já houve perda de 1 ou mais dentes. São confeccionadas em metal ou mais recentemente em material siliconizado chamada de prótese removível flex.
Prótese fixa: também chamada de ponte fixa, pois se apóia nos dentes ao lado do dente ausente, parecendo uma ponte. Apesar de ficar fixa na boca, tem como desvantagem a necessidade de desgaste dos dentes que ficam ao lado. Ultimamente não é tão utilizado devido a maior popularização dos implantes.
Prótese total: mais popularmente conhecida por dentadura. Indicado quando o paciente já não tem mais nenhum dente na boca. Uma alternativa do tratamento nesse caso é a prótese tipo protocolo sobre implantes.
Prótese sobre implante: é a coroa que fica fixada no implante.
Reabilitação oral: é quando precisamos tratar diversos dentes associando um ou mais tipos de próteses. São casos mais complexos, visando alterar por completo a forma, a função e a estética do sorriso.